Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Número total de visualizações de páginas

sábado, 29 de julho de 2023

Taylor Swift - Reputation Álbum - Música

via Google

Para ser completamente honesta, Taylor Swift era (era) uma artista que eu gostava e nada mais. A minha atual seleção musical não a integrava, mesmo se, adorei "Shake it Off", que fez parte da minha seleção musical na altura e viajou comigo e a minha filha até o Algarve e voltou, "Bad Blood", "Blank Space", "New Romantics" ou "You Need to Calm Down".

Muitas pessoas que admiro adoram-na, o que me fez, inconscientemente, ficar um pouco mais interessada no seu trabalho. Muitas vezes o que ressalta dos comentários sobre ela é, além da música, a qualidade das suas letras. 

Nesta altura, posso dizer, nas redes sociais, sobretudo no Tik-Tok existem muitos vídeos do seu "Eras Tour". Tudo o que tenho visto é uma amostra de uma gigantesca, titanesca produção e mais de 3 horas de concerto, mesmo à chuva!!! Tudo isto passava-me ao lado, visto que nunca me tinha entrosado no mundo de Taylor e das suas "Swifties".  

No meio do "Scrolling" uma atuação ao vivo fez-me ficar de boca aberta. A canção faz parte do último álbum "Midnight" que adoro e chama-se "Vigilante Shit".

Vigilante Shit

Ao ver esta performance ao vivo, até fiquei com alguns "calores". Nunca pensei ver Taylor Swift fazer uma atuação tão “sexy” e ousada. Devo dizer que foi o que me fez pensar que se calhar Taylor Swift não era apenas canções country ou românticas, que até gosto, e que o seu repertório podia ser bem mais interessante. E então mergulhei no seu mundo e WOW! Que mundo!

Comecemos com as canções que eu gostava por serem sucessos em todos os sentidos.

Em 2014, retirado do seu álbum 1989, "Shake it Off" fazia dançar o mundo inteiro

Shake it Off

Ainda é espetacular. Max Martin e Shellback foram os extraordinários produtores. Até gostava da letra que mostrava que Taylor Swift tinha alguma derisão e sentido de humor.

A segunda do mesmo álbum é "Blank Space" apresentava uma Taylor ciumenta e completamente desequilibrada. Na altura gostei, mais uma vez, porque mostrava uma grande capacidade de brincar com os seus piores críticos, sobretudo no que diz respeito às suas relações. A produção continua a ser genial.

Blank Space

Com" Bad Blood" chegamos à minha música preferida até agora. O vídeo é espetacular e as "estrelas" que fazem parte do vídeo dão uma imagem de alguém de muito querida entre os seus pares, mesmo se a música é sobre um diferente com a Katie Perry. Bem, a "Olivia Benson" e Cindy Crawford chegavam para mim. Kendrick Lamar que eu adoro está muito bem na música. 

Bad Blood

"New Romantics" é uma das minhas preferidas, totalmente subvalorizada.

New Romantics

1989 (versão Taylor) será lançada no dia 27 de outubro de 2023 e escreverei sobre isso. Falarei sobre “Out of the Woods” na altura. Apaixonei-me por essa música. Incrível!!!!!!!

Do álbum "Lover", "You Need To Calm Down" foi um feito para mim. Gostei muito da letra e do vídeo. Também estavam pessoas que eu gosto muito, como Ellen. Um vídeo, que é um depoimento numa altura em que Donald Trump era Presidente. Ela posicionou-se politicamente, na altura, apoiando o candidato democrata nas eleições intermediárias e depois também. Bom trabalho! Você pode ver tudo no documentário "Miss Americana" na Netflix. Bravo!

You Need To Calm Down

Ainda há músicas que me acompanharam de Taylor Swift, mas este "Eras Tour" permitiu-me, sem querer, cair em apresentações ao vivo de Taylor e descobrir músicas fantásticas. Algumas sem eu estar à espera. Literalmente. Vou fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre a música dela, porque, se nunca percebi o fascínio de milhões de pessoas no mundo, durante todo o período em que Taylor Swift abarcava prémios sobre prémios, é evidente que há algo na sua música que valerá a pena conhecer. Vou continuar com outra revelação que me caiu nas orelhas e que não queria acreditar ser possível ser Taylor Swift a cantar uma canção destas

 … Ready for It?

"No I don´t". Escolhi a performance do "Reputation Stadium Tour" porque foi onde pela primeira vez ouvi esta música. Uma grande canção, com uma produção potente, uma batida pesada e momentos suaves que personificam a imagem de Taylor Swift. É interessante e novo para mim ouvi-la cantar “rap”. A letra é ousada, e mais uma vez a produção enfatiza a letra e torna alguns momentos muito sensuais com os "backing vocals" nos ouvidos. Estamos num ambiente "Dark"  que dá a entender que ela está mais que presente e viva e pronta para viver uma nova relação. 

Antes de continuar, é importante explicar o contexto da saída do álbum "Reputation", que foi lançado depois de algumas controversas com os seus conhecidos namorados, Kanye West e Kim Kardashian que a levarem a fechar-se em casa e a fugir dos holofotes e da comunicação social durante muito tempo. Neste vídeo Beyoncé foi de uma grande classe! Junto um artigo sobre a evolução da situação entre Kanye West e Taylor Swift.


VMA 2009

De realçar que "Ready for It" foi o segundo "single" e não gostei muito do primeiro "Look What You Make Me Do", se calhar, foi por este motivo que não tropecei nesta incrível canção e em última análise, neste enorme álbum.

Look What You Made Me Do

Pois, mesmo se percebo a intenção de Taylor Swift com esta canção, não me encheu em termos musicais, mas o vídeo é excecional. Mais uma vez a derisão e a inteligência da Taylor Swift ressonam na exteriorização do que ela sente - o final do vídeo é a prova disso. Portanto, como esta faixa tinha de ser a primeira e não gostei, fiquei sem dar continuação às outras músicas que saíram e devo dizer que é muita pena.

Bem a terceira música a sair foi "End Game". O que dizer? É a mesma onda que … "Are You Ready?", ouvir Taylor entrar com uma forte produção R&B e cantar "Rap", de forma sensacional, sobretudo no terceiro verso. Incrível!


End Game

A terceira música do álbum é "I Did Something Bad" e continua com uma produção muito forte. A letra é claramente uma resposta aos seus detratores e críticos, não há nada a acrescentar. Não há como não gostar do conteúdo. A cobra acabou por ser a imagem do álbum. Interessante porque Taylor Swift é serpente na astrologia Chinesa. Ela é inteligente, resiliente com grande sentido de humor e assertiva em tudo o que ela faz. Uma grande mulher! 

Vou escolher a interpretação que ela fez nos AMAs em 2018 porque é a melhor versão da canção! 

I Did Something Bad

A música no álbum é incrível por si só, mas esta versão, OMG! No concerto também é fabulosa.

Com "Don´t Blame Me" Taylor leva-nos à igreja para fazer um sermão sobre a sua liberdade de escrever sobre as relações da forma que ela quer. Uma demanda muito bem feita. A produção é mais uma vez extraordinária. 

Don´t Blame Me

"Delicate" é uma das minhas canções preferidas do álbum. No álbum, existem muitas pessoas em que a Taylor faz referência, mas, com "Delicate" dá para entender que há alguém que a fez pensar sobre a sua vida passada, sobre a sua reputação, e que, claramente, quer na sua vida. Uma letra linda. 

Delicate

A letra de "So it Goes" Taylor Swift é jovial e marota. Sim, Taylor Swift cresceu é uma mulher e reclama a sua felicidade em toda os domínios. "We can Feel It"

So it Goes

"Gorgeous" é a continuidade de "So it Goes", é evidente que a pessoa é a mesma. Aqui a letra enfatiza a primeira vez que o viu e também que não consegue evitar de achar que ele é muito giro e que no final quer lavá-lo para casa, perto dos seus gatos… Escolhi esta performance ao vivo para realçar o trabalho das cantoras que a apoiam. São simplesmente maravilhosas. Tudo é uma maravilha.

Gorgeous

"Gateway Car" é uma canção muito interessante e de facto muito divertida, com como base a história de Bonnie & Clyde. Ela foge de uma relação com alguém para entrar noutra, apenas, para ter um motivo para sair da outra. Um triângulo amoroso muito estranho. Ela entra no carro, mas, sabe de antemão que não é para muito tempo. O olhar no fim da música diz tudo. Agora são todos amigos, (quase). Jack Antonoff é um grande produtor! 

Getaway Car

"King Of My Heart", Taylor é uma mulher apaixonada e feliz. Mais uma vez a produção é extraordinária. Gosto muito da música.

King Of My Heart

"Dancing With My Hands Tied" é uma música incrível. As teorias são tantas para esta canção. Existem teorias para tudo e é o que faz com que os fãs de Taylor sejam uma parte muito interessante da sua carreira. Para mim é apenas uma canção sobre alguém que ela aprecia ou apreciou muito. A letra é muito bonita e a produção…

Dancing With My Hands Tied

"Dress" é uma canção sobre o relacionamento com o seu namorado, penso eu, mas, existem tantas teorias… O mundo de Taylor Swift e os seus fãs é fascinante. Ela pensou, imaginou este alguém a tirar-lhe a roupa, a saia. Estava apaixonada qualquer que seja esta pessoa... de certeza!

Dress

"This Is Why We Can´t Have Nice Things" é a música que gosto menos no álbum, mesmo assim, a letra é interessante. De notar que Taylor Swift escreveu uma música no seu álbum "Speak now," "Innocente", a referir que perdoava Kanye West do que ele fez. Um bonito gesto, no entanto, pouco depois seguiram-se outras situações com ele e a sua mulher, que foram a base da "Cancel Culture" que ela subiu nas redes sociais. A letra é mais uma vez impecável.

This Is Why We Can Have Nice Things

"Call It What You Want" é de novo sobre o seu namorado. O facto de ele gostar dela por ser apenas a sua namorada, na altura mais conturbada na vida de Taylor Swift é realçado e homenageado nesta canção. Ela desapareceu durante 1 ano das redes sociais. Vale a pena partilhar o que ela disse sobre esta música: - "The way I feel the album is, as far as a storyline, is I feel like it starts with just getting out any kind of rebellion, or anger, or angst, or whatever. And then, like, falling in love, and realizing that you kind of settle into what your priorities are, and your life changes, but you welcome it because it’s something that matters to you. And this last part of the album feels like settling into where I am now. So it started with where I was when I started making the album, and ends with kind of my emotional state now. And this song, I think, really reflects that probably the best on the album, and it’s called 'Call It What You Want'."  Taylor Swift
 

Call It What You Want

"New Year´s Day" é uma bonita balada que acaba o álbum. Está um pouco à parte da energia do álbum, mas, tem uma linda letra. É sobre o dia depois da festa em que quem fica para ajudar a arrumar a casa. Esta pessoa, ou pessoas que querem ficar para os bons ou maus momentos.

New Year´s Day

O álbum "Reputation" não foi nomeado para o Grammy do álbum no ano em 2018. Como foi possível?
Ganhou o álbum favorito Pop/Rock, a melhor digressão e a artista do ano nos American Music Awards. Fez apelo num dos discurso para as pessoas irem votar. 

                  



Esta mensagem acabou por ser sobre o álbum "Reputation" que adoro. Estou à espera da versão de Taylor Swift. "Don´t Change anything".

Ela, entretanto, está a regravar os seus 6 primeiros álbuns porque os direitos que pertenciam à gravadora Big Machine foram vendidos a um empresário chamado Scooter Braun. É evidente que correu mal, agora, cada disco que ela fez e que são dela tem entre parêntesis (Taylor´s Version). Grande jogada de Taylor Swift, já refez "Fearless", "Red" e "Speak Now". Falta "Taylor Swift", "1989" e "Reputation". Ela é a artista do momento. Está em todo o lado.

Devo dizer que os meus dias e noites estão a ser Taylor Swift e estou a adorar cada momento. Passar de "Reputation" para "Lover" e depois "Folklore", "Evermore"e "Midnight", todos excelentes álbuns, não pode ser de animo leve. Irei fazer para cada um, uma mensagem e também, será interessante passar pelos antigos álbuns. Muito trabalho em perspetiva. Vale a pena "She´s Coming"!

O concerto "Reputation Stadium Tour" está na Netflix, vão ver!


"Playlist" da mensagem


Playlist da mensagem

Spotify

Sem comentários:

Enviar um comentário

O canto