Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Número total de visualizações de páginas

48,949

sábado, 31 de janeiro de 2015

Conspiracy - Conspiração - Filme

De Franck Pierson


No rescaldo da celebração dos 70 anos de libertação do campo de concentração de Auschwitz, quero passar um filme sobre a reunião que decidiu a constituição desse e doutros campos e o extermínio de milhões de pessoas. Um filme muito forte e horrível. O que está discutido são vidas humanas e eles falam de contas... Como é possível o homem chegar a ser tão terrível com seus semelhantes? É inquietante.
Para não esquecer!
Está na HBO
.
Bom filme!

https://www.facebook.com/almanaquemilitar/videos/conspira%C3%A7%C3%A3o-2001/1144814175649603/

https://en.wikipedia.org/wiki/Conspiracy_(2001_film)

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Persépolis - Filme

De Marjane Satrapi


A evolução do Irão vista por uma criança iraniana, com as suas mudanças, esperanças e deceções. Marjane não reconhece o seu país e perde tudo aos poucos… A liberdade é a perda mais complicada. Marjane Satrapi conta a sua história - uma história difícil de imaginar. Hoje, ela é uma realizadora de filmes e vive em França. Persépolis é baseado no livro de banda desenhada  que ela escreveu.

O primeiro link do Youtube em Inglês, o outro é "Dublado em Brasileiro". Bom filme!





sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A Vila das Cores - Livro - Entrevista

De Bruno Magina

Bruno Magina

Como sabem sou uma fervente defensora dos direitos humanos. O debate em torno da orientação sexual e dos direitos adjacentes a essa orientação não faz mais sentido, visto que, ao meu ver, esses direitos são adquiridos logo à nascença. As famílias são apenas famílias e não famílias apenas porque são, algo que já ouvi - "tradicionais". Essa palavra leva-me para tempos passados onde ninguém quer voltar, sobretudo as mulheres. Pensamentos retrogrados estão ocultos nessa palavra que, e este é o meu espaço, é ridícula! (para não dizer algo mais ofensivo)

Como sabem, também gosto de encontrar no meu caminho, pessoas que pensam como eu e que têm a coragem de exprimirem esses pensamentos. Bruno Magina escreveu a história duma família diferente e sim! É algo que me tocou. Há tempos que quero começar uma nova rubrica no meu blogue, uma rubrica chamada "entrevistas" e, Bruno aceitou responder à algumas perguntas. É o primeiro e espero que outros se seguirão. Estou tão feliz!

Mas quem é Bruno Magina?

- Bruno Magina nasceu em Lisboa, em 1984. 
- Em 2009, três anos após ter concluído a sua licenciatura em Ensino Básico e já com vários artigos publicados, iniciou o seu percurso em Educação e Formação de Adultos, que culminou com o Prémio de "Reconhecimento Social à Educação".
- A partir de 2012, enveredou pelas artes (música, teatro e fotografia), de forma assumida e definitiva, tendo em vista o combate à discriminação pela orientação sexual e pela identidade de género.
- Fascinado desde sempre pelo mundo da literatura infantojuvenil, "A Vila das Cores" é o primeiro livro publicado da sua inteira responsabilidade.​


Capa

Entrevista

O livro que Bruno Magina escreveu é um livro infantil sobre uma família diferente, uma família arco-íris que vai viver para “A Vila das Cores”. A diferença reside na cor dessa família no meio das outras, visto que essa cor não existe, ou melhor, existe mas não é reconhecida. Aos poucos, os outros que não lhe eram favoráveis vão aceitando essa família e tudo acaba bem.

1- Como surgiu a ideia de fazer um livro infantil sobre a família de um casal homossexual?
A ideia, de certa forma, partiu da Associação ILGA Portugal, na qual estou envolvido desde 2012. Foi lançado um desafio chamado “Um Conto Arco-Íris” com o objetivo de colmatar uma lacuna da literatura para a infância que é a falta de livros que abordem a temática LGBT, sobretudo de uma forma clara, evidente e positiva. Sempre gostei de escrever, desde criança e enquanto adolescente, mas na idade adulta essa parte “literária” da minha personalidade e da minha vida esteve um pouco esquecida… Rodeei-me das pessoas certas (Carolina Figueira na ilustração e Laís Lopes no design) e o livro surgiu, com o selo da Escritório Editora.

2- Pensa que as crianças estão preparadas para abordar esse tema e o compreender?
As crianças estão preparadas para abordar e compreender qualquer tema. Penso que essa “questão” coloca-se mais às pessoas adultas – daí a importância de materiais de apoio, como os livros.

3- Vimos mais uma votação que chumbou o direito à adoção de crianças por parte de casais do mesmo sexo. Essa votação reflete a nossa sociedade ou acha que foi apenas uma desculpa para as bancadas do PSD e CDS fugirem à questão?
Pelo que vejo à minha volta, e cada vez mais, a grande maioria das pessoas é a favor da adoção de crianças por parte de casais do mesmo sexo. Já se compreendeu a importância do assunto e a irrelevância dos argumentos que são apontados contra. Por isso, ou eu vivo num mundo cor-de-rosa, ou a decisão tomada não reflete a realidade do país – como, aliás, acontece em relação a tantas outras questões. A “política” tem destas coisas.

4- Tem esperanças para o futuro?
Claro, o mundo é feito de mudanças, há é que trabalhar para elas. Mas é pena que as mudanças aconteçam com base na “insistência”.

5- Qual é a sua “Vila” (sociedade) de sonho?
Gostava de viver numa “vila” um pouco como a minha “vida”: simples, tranquila, mas ao mesmo tempo moderna, com acesso ao trabalho, à justiça, ao respeito: uma vila feliz!

Audrey Love

Contracapa



A VILA DAS CORES from ShoeBox on Vimeo.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Arundhati Roy - O Deus das Pequenas Coisas - Livro

De Arundhati Roy


Adoro este livro. Emprestaram-mo e fiquei pasmada com a escrita de Arundhati Roy. Ela exibe, em modo "show of", o dom de fazer poesia ao longo de todo o livro. No inicio é difícil entrar nas metáforas que ela vai cuspindo, mas, aos poucos, sentimos-nos embriagados e viciados pela beleza que ela transcreve ao longo da narrativa, em torno duma família indiana. Vou por uns excertos na minha mensagem. O primeiro é maravilhoso. É sobre a descoberta do corpo pelos irmãos gémeos. Uma descoberta ainda no útero. Belo!







sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Trois couleurs: Blanc - Três cores: Branco - Filme

De Krzysztof Kieslowski



A trilogia de Kieslowski sobre a Liberdade, Igualdade e Fraternidade, lema da Revolução Francesa e berço da República Francesa está divinamente abordada nos três filmes. No percurso e na descoberta das histórias existe um fio condutor entre as personagens culminando no fim do Vermelho. O Branco, dos três é o mais emblemático, o mais sombrio, o mais passional. O amor é a troca entre estes dois seres que de anónimos passaram a ser marido e mulher e depois anónimos, outra vez, dentro do casamento. Vivemos a reconquista da identidade de Karol para poder reconquistar Dominic. Eles se amam... 
O fim é libertador, mesmo se o amor acaba numa cela... a nossa!

É um grande filme que vale a pena ver.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Trois_couleurs:_Blanc


domingo, 11 de janeiro de 2015

Led Zeppelin - Música

John Bonham, John Paul Jones, Robert Plant e Jimmy Page

Muito se pode dizer sobre estes monstros da música. Fizeram parte de um estrelado da música pouco tocado depois deles. Alguns tentam chegar lá, mas, como é óbvio não conseguem nem por pouco.
Ouvi Led Zeppelin toda a minha infância e ainda ouço hoje, Faz parte das melhores recordações musicais que levo comigo. Hoje e sempre vibro a ouvi-los!
A história por detrás desta mística banda é demais... Acabou com a morte de John Bonham o baterista - foi como uma maldição abatida sobre eles, acabaram nessa altura. O destino o ditou! O mais importante ou o mais incrível é saber que hoje quando se reúnem e tocam de novo é o filho de john Bonham que toca na bateria. Emocionante de facto! Robert Plant tentou uma carreira a solo, mas, não foi a mesma coisa...

Vamos ouvir estes sons do outro mundo...do mundo maravilhoso dos Led-Zep sem dúvida!

Aqui a música que começava a minha emissão de rádio. E segue-se o impossível! Boa música!





















E para acabar uma das músicas, baladas mais belas de sempre!




http://pt.wikipedia.org/wiki/Led_Zeppelin

sábado, 10 de janeiro de 2015

Ninotchka - Filme

De Ernst Lubitsch

Greta Garbo & Melvyn Douglas

Mais do que um choque de civilização, antes da segunda guerra mundial, entre o capitalismo e o socialismo soviético, é um filme sobre o encanto e o amor. Não faltam cenas bem humoradas.

Está em inglês, no link abaixo, com tradução em italiano...foi o que consegui.

Bom filme!

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Ma Vie en Rose - Minha Vida Cor-de-Rosa - Filme

De Alain Berliner


Minha vida Cor-de-Rosa é um filme sobre um jovem que não gosta de ser rapaz e que gosta de se vestir como uma menina. O filme é muito interessante. Trata da dificuldade que a sua própria família encontra para lidar com ele e a sua diferença, bem como, da imbecilidade dos seus vizinhos. A relação com a mãe passa por uma fase muito caótica até que... Ludovic vive a fantasia e o sonho de um jovem de sete anos. Vale a pena ver! Sobretudo o fim!

É um filme francês mas está legendado em português!


O canto