Taylor Swift - The Tortured Poets Department & The Anthology
Atenção que está mensagem pode ser muito grande, Taylor Swift decidiu lançar um duplo álbum no dia 19 de abril de 2024.
Eu e a minha filha compramos o álbum no dia 19 de abril na FNAC, porque não consegui fazer a pré-reserva "online" no "site" da Taylor Swift. A ida ao Colombo foi frutífera e viemos para casa com o álbum que colocamos prontamente para ouvir e, logo após, soubemos que era um duplo álbum - durante todo o dia 19 evitamos as redes sociais para não termos nenhum "spoiler".
Vou começar por partilhar as minhas canções preferidas de TTPD, "The Anthology" ouvimos depois e vou colocar também as minhas canções preferidas. Sei que há uma possibilidade de haver outras, já houve casos em que uma canção virou uma das minhas preferidas depois de algum tempo, como "Mad Woman"; "Sweet Nothing" ou "Would’ve, Could’ve, Should’ve". É por isso estranho para mim as reações negativas, porque, os álbuns são enormes e algumas vezes é preciso um pouco mais tempo para perceber se os amamos ou odiamos... mas precisamos de um prazo maior para os ouvir antes de crucificar algo de tão grande e elaborado.
Nesta lista há uma mescla de ritmos e sentimentos:
Fortnight; The Tortured Poets Department; My Boy Only Breaks His Favourite Toys; Down Bad; So Long London; Guilty As Sin?; lolm; I Can Do It With A Broken Heart; The Smallest Man Who Ever Lived e The Alchemy.
Todo o álbum "The Anthology" que para mim é uma obra prima. Ela "deveria" lançar em disco ou CD ou cassete.
Antes de entrar na minha análise pura e simples onde eu trago apenas os meus sentimentos relativamente às músicas e às letras, é importante perceber que Taylor Swift é um livro aberto e é ela a personagem principal da sua obra, o que torna todo o seu trabalho relacionável para todos nos os comuns dos mortais. Ela, ela é de outro planeta. Qualquer análise que vi é acompanhada de factos que englobam as pessoas que fazem ou fizeram parte da sua vida. É muito interessante, mas, por muito divertido ou triste que seja, eu vou tentar elaborar esta escuta baseada nas minhas sensações. Claro que as letras serão, como é óbvio, uma parte importante da minha experiência. Taylor Swift é uma poetisa lírica e uma das melhores letristas dos nossos tempos. Vou colocar umas estrelas para dar mais ênfase às minhas escolhas.
A primeira canção é Fortnight ⭐⭐⭐⭐
Foi amor à primeira escuta. Gosto muito do ritmo "synth pop", muito à maneira dos anos 80. A voz dela é perfeita e conjuga-se muito bem com a voz de Post Malone que descobri à pouco tempo e que adoro. Ele realça as palavras e é com ele que a musica acaba. Ele tem, aliás, a melhor parte da canções em termos melodiosos, para mim. É uma maravilha. A letra é uma metáfora sobre uma relação que aparentemente foi muito intensa, mas, que durou pouco tempo. É certamente uma ferida aberta que ela vai desenvolver ao longo do álbum.
All my mornings are Mondays stuck in an endless February I took the miracle move-on drug, the effects were temporary And I love you, it's ruining my life I love you, it's ruining my life I touched you for only a fortnight I touched you, but I touched you
The Tortured Poets Department ⭐⭐⭐⭐⭐
Com "The Tortured Poets Department", a faixa com o titulo do álbum, entramos no que Taylor Swift faz de melhor, que é escrever as letras das suas canções. A canção é apresentada com uma narrativa do tempo em que os dois viveram uma escapadela arrojada e de como a vivência desta experiência fê-la apaixonar-se por essa pessoa. É uma canção de amor. No entanto, ela fala de forma um pouco irónica sobre o facto dos dois serem ou não os poetas torturados, mas, a letra é uma das melhores do álbum, faz lembrar-me Simon Armitage no ritmo e na liberdade das palavras. Posso não gostar da produção da música que falta um pouco de profundeza para encaixar perfeitamente na letra, mas, a forma como ela canta é digno de 5 estrelas. De facto a perda dessa pessoa tão importante para ela, deixou um espaço que ela teve dificuldade a preencher.
You smoked, then ate seven bars of chocolate
We declared Charlie Puth should be a bigger artist
I scratch your head, you fall asleep
Like a tattooed golden retriever
But you awaken with dread
Pounding nails in your head
But I've read this one where you come undone
I chose this cyclone with you
My Boy Only Breaks His Favourite Toys ⭐⭐⭐⭐⭐
Com "My Boy Only Breaks His Favourite Toys" chegamos a umas das minhas músicas preferidas de todo o álbum. Há muitas! Começa com uma batida contagiante e profunda que acompanha toda a música. A partir da ponte a dinâmica é divinal e o final é incrível. Os brinquedos são uma metáfora dela mesma, é triste perceber que ele partiu-a. A voz de Taylor Swift é sempre impecável e colocada no ponto - nunca chega a ser incompreensível- é trabalhada com uma clareza incrível e esta música é mexida e intensa... Ela faz as suas "Backing Vocals". Perfeita!
Once I fix me, he's gonna miss me
Once I fix me, he's gonna miss me
Just say when, I'd play again
He was my best friend
Down at the sandlot
I felt more when we played pretend
Than with all the Kens
Cause he took me out of my box
Stole my tortured heart
Left all these broken parts
Told me I'm better off
But I'm not
I'm not
I'm not.
Down bad ⭐⭐⭐⭐⭐
O que gosto mais em "Down Bad" é o ritmo da canção. É uma canção onde ela tenta explicar que ele daria tudo para estar com essa pessoa, mesmo se fosse numa outra dimensão - uma dimensão que aceitaria esses relação. Faz-me lembrar um pouco "I Know places" de 1989. Ela estava disposta a tudo mas não resultou e ela conta a dificuldade que ela teve para superar essa pessoa. Ela viveu esta relação um pouco iludida. O ritmo do refrão é contrastante e convida a dançar. "...Like i Lost my twin"... Concordo com o facto de haver muitos palavrões, mas, nós também dizemos muitos palavrões, sobretudo quando a vida não vai na direção que gostaríamos.
I loved your hostile take-overs
Encounters closer and closer
All your indecent exposures
How dare you say that it's
I'll build you a fort on some planet
Where they can all understand it
How dare you think it's romantic
Leaving me safe and stranded?
'Cause fuck it, I was in love
So fuck you if I can't have us
(Ah)
'Cause fuck it, I was in love
So long, London ⭐⭐⭐⭐⭐
No álbum "Lover" Taylor Swift escreveu uma canção sobre o "seu" London Boy", depois de 6 anos de relação e de mais uma separação ela decidiu responder à canção com "So Long, London", como uma despedida da cidade e do seu relacionamento. A letra e belíssima, o ambiente da música está à altura da letra é provavelmente umas das melhores músicas do álbum. O momento em que canta: "And I’m pissed off you let me give you all that youth for free"... Pele de galinha!
And you say I abandoned the ship
But I was going down with it
My white knuckle dying grip
Holding tight to your quiet resentment and
My friends said it isn't right to be scared
Every day of a love affair
Every breath feels like rarest air
When you're not sure if he wants to be there
So how much sad did you think I had,
Did you think I had in me?
How much tragedy?
Just how low did you think I'd go?
Before I'd self-implode
Before I'd have to go be free
But Daddy I love Him ⭐⭐⭐⭐⭐
"But Daddy I Love Him" é uma sátira sobre o que as pessoas pensam sobre ela, como mulher livre e sobre os seus relacionamentos. Como ela sente que ela preciso justificar a suas escolhas amorosas frente à toda a opinião pública. É uma canção que fala da hipocrisia inerente à religião, porque as pessoas que se dizem de bem, são as mais críticas dela ou das mulheres fortes em geral. Grande!!!!!!
I'll tell you something right now
I'd rather burn my whole life down
Than listen to one more second of all this griping and moaning
I'll tell you something about my good name
It's mine alone to disgrace
I don't cater to all these vipers dressed in empath's clothing
Fresh Out The Slammer ⭐⭐
É umas das minhas canções que gosto menos. Percebo a premissa, ela sai de uma relação que a aprisionou, mas, a música que mais parece sair de um filme de cowboy não me impressionou. Taylor canta muito bem mas, apesar do sentimento que se sente ao perceber o peso que a relação teve para ela, não gosto da produção. Digo por enquanto, porque já aconteceu não gostar de uma canção e depois não parar de a ouvir.
Gray and blue and fights and tunnels
Handcuffed to the spell I was under
For just one hour of sunshine
Years of labor, locks and ceilings
In the shade of how he was feeling
But it's gonna be alright, I did my time
FLORIDA!!! ⭐⭐⭐⭐
FLORIDA!!! Na primeira escuta não foi logo amor, mas depois de ouvir várias vezes gostei e gosto. Aquela percussão que apoia o nome da música pareceu-me um pouco demais, no entanto, a música evolua de forma muito interessante. A voz de Taylor Swift com Florence Welch por trás é ouro nos meus ouvidos. E do nada, uma canção que me parecia estranha, passou a fazer sentido para mim. Não está nos meus planos ir para a Florida mas parece um bom destino para sarar as feridas.
I need to forget, so take me to Florida
I've got some regrets, I'll bury them in Florida
Tell me I'm despicable, say it's unforgivable
At least the dolls are beautiful, fuck me up, Florida
I need to forget, so take me to Florida
I've got some regrets, I'll bury them in Florida
Tell me I'm despicable, say it's unforgivable
What a crash, what a rush, fuck me up, Florida
Guilty As Sin? ⭐⭐⭐⭐⭐
"Guilty As Sin?" É umas das minhas canções preferidas, o ritmo é convidativo, muito suave, mas dançante. A letra é sobre o facto dela imaginar uma relação ligada a uma atracão com alguém, que pode ser do seu passado e que poderá ser a pessoa que a salvará depois da relação descrita em "Fresh Out The Slammer". Ela faz uma alusão à religião em toda a canção, contrabalançando com a felicidade que esta possível relação pecaminosa confere-lhe. Por isso é que ela pergunta porque é que ela é culpada de algo? Ela "só pensou" nele em termos sensuais. Quem nunca?
"There's no such thing as bad thoughts
Only your actions talk
These fatal fantasies
Giving way to labored breath
Taking all of me
We've already done it in my head
If it's make believe
Why does it feel like a vow
We'll both uphold somehow?"
Who´s Afraid Of Little Old Me? ⭐⭐⭐⭐⭐
A primeira vez que ouvi esta canção, fez-me logo pensar no álbum "Reputation" que adoro! De tal forma que comprei a "Stolen Version" - que é incrivelmente bonita. A canção é muito poderosa, ela fala sobre o seu percurso e sobre o que ela conseguiu, sobre todas as criticas e as tentativas para diminuírem o seus feitos que sejam os seus detractores ou os media. Ela demonstrou que ela é muito forte e é por isso que "Who´s Afraid Of Little Old Me" é uma mensagem para dizer que se ela sobreviveu a tudo o que lhe aconteceu ela tem força para superar todos os desafios de hoje e amanhã. Good Girl! Quando ela canta "I'm Always Drunk On My Own Tears" é fantástico.
"… I wanna snarl and show you just how disturbed this has made me
You wouldn't last an hour in the asylum where they raised me
So all you kids can sneak into my house with all the cobwebs
I'm always drunk on my own tears, isn't that what they all said?
That I'll sue you if you step on my lawn
That I'm fearsome and I'm wretched and I'm wrong
Putting narcotics into all of my songs
And that's why you're still singing along"
I Can Fix Him (No Really I Can) ⭐⭐⭐
I Can Fix him (No Realy I Can) não é das minhas preferidas. Mais uma vez, faz me lembrar uma musica saída de um Western e não gosto muito. Toda a música é sobre a opinião pública e a reação ao envolvimento com "essa" pessoa que acabou por ser linchada, sobretudo pelos fãs da Taylor. Toda a gente dizia que ele não era a pessoa certa para ela, apesar de ela confirmar que era ele que ela queria. É uma metáfora sobre essas reações e claro que o "They" são essas pessoas. Ela reclama que pode mudá-lo porque ela ama-o, mesmo se, não seria fácil fazer com que ele seja aceite como parte da vida dela. Ela tenta, mas, como é óbvio... não consegue.
They shook their heads saying, "God, help her"
When I told them he's my man (I told them he's my man)
But your good Lord didn't need to lift a finger
I can fix him, no, really I can (no, really I can)
Whoa, maybe I can't
lolm ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐
O que dizer sobre esta música... o início é tão belo. Fico sempre com um nó na garganta de tão triste que ela é. Vai ser difícil escrever sobre "loml" apesar de ser umas das minhas preferidas. Aaron Dressner é o produtor e mais uma vez faz magia com a música que acompanha esta deslumbrante letra. É sobre uma relação que começou por ser algo que ela sentiu que valia a pena (re)investir, porque para ela, era a altura certa, no entanto, todos os acontecimentos transformaram o que podia ser uma apoteose amorosa na maior perda da sua vida. A interpretação de Taylor é perfeita, mais uma vez existe uma justeza na forma como a voz dela é colocada na música. WOW! A referência pode ser o seu namorado de 6 anos ou o namorado com a qual ela passou 14 dias.
É evidente que a profundeza da letra alude a um relacionamento amoroso que despoletou tristeza, ressentimento e aceitação. Será que deixa uma porta aberta? É umas das mais bonitas e tristes canções de amor jamais escritas. Para quem foi escrita esta música, tem muita sorte.
Esta musica é "The Anthology", deveria estar nos primeiro lugares dos "Rankings" em todo o mundo. Não é preciso uma música ser feliz ou ter uma batida forte para estar no primeiro lugar das classificações.
Vou partilhar a letra toda, não há como.
Who's gonna stop us from waltzing
Back into rekindled flames?
If we know the steps anyway
We embroidered the memories
Of the time I was away
Stitching, "We were just kids, babe"
I said, "I don't mind, it takes time"
I thought I was better safe than starry-eyed
I felt aglow like this
Never before and never since
If you know it in one glimpse, it's legendary
You and I go from one kiss to gettin married
Still alive, killing time at the cemetery
Never quite buried
In your suit and tie, in the nick of time
You lowdown boy, you stand up guy
Holy Ghost, you told me I'm
The love of your life
You said I'm the love of your life
About a million times
Who's gonna tell me the truth
When you blew in with the winds of fate
And told me I reformed you
When your impressionist paintings of Heaven
Turned out to be fakes
Well, you took me to hell, too
And all at once, the ink bleeds
A con man sells a fool a get-love-quick scheme
But I felt a hole like this
Never before, and ever since
If you know it in one glimpse
It's legendary
What we thought was for all time
Was momentary
Still alive, killing time at the cemetery
Never quite buried
You cinephile in black and white
All those plot twists and dynamite
Mr. Steal Your Girl, then make her cry
You said I'm the love of your life
You talked me under the table
Talking rings and talking cradles
I wish I could un-recall
How we almost had it all
Dancing phantoms on the terrace
Are they second-hand embarrassed
That I can't get out of bed?
Cause something counterfeit's dead
It was legendary
It was momentary
It was unnecessary
Should've let it stay buried
Oh, what a valiant roar
What a bland goodbye
The coward claimed he was a lion
I'm combing through the braids of lies
"I'll never leave" ...
"Never mind"
Our field of dreams, engulfed in fire
Your arson's match your somber eyes
And I'll still see it until I die
You're the loss of my life
I Can Do It With A Broken Heart ⭐⭐⭐⭐⭐
"I Can Do It With A Broken Heart" é espectacular! Adorei logo, fez-me rir por causa da mensagem e da batida, mas, também senti uma tristeza, porque, como ela é uma figura pública que está a fazer uma tournée enorme, ela sente que não pode transparecer os seus reais sentimentos. É verdade, como todos nós e todas nós quando temos o coração partido, são momentos difíceis de superar, mas, temos que dar a volta e continuar. Uma canção TOP!
'Cause I'm a real tough kid, I can handle my shit
They said, "Babe, you gotta fake it 'til you make it" and I did
Lights, camera, bitch smile, in stilettos for miles
He said he'd love me for all time
But that time was quite short
Breaking down, I hit the floor
All the pieces of me shattered as the crowd was chanting, "More"
I was grinning like I'm winning, I was hitting my marks
'Cause I can do it with a broken heart (one, two, three)
I'm so depressed, I act like it's my birthday every day
I'm so obsessed with him but he avoids me like the plague (he avoids me)
I cry a lot but I am so productive, it's an art
You know you're good when you can even do it
With a broken heart
The Smallest Man Who Ever Lived ⭐⭐⭐⭐⭐
"The Smallest man Who Ever Lived" é muito poderosa. Existe muito ressentimento na letra e esta relação foi tudo menos feliz. O que é estranho é que, se foi a pessoa com a qual ela passou 6 anos, houve da parte dela muito sofrimento para encaixar na vida dessa pessoa que, aparentemente, não a colocava no pedestal que ela merecia. Ele pelos vistos teve no dela. A letra é muito forte, faz me lembrar "Tolerate it". O título por si só é sugestivo.
Were you sent by someone who wanted me dead? Did you sleep with a gun underneath our bed? Were you writing a book? Were you a sleeper cell spy? In fifty years, will all this be declassified? And you'll confess why you did it And I'll say, "Good riddance" 'Cause it wasn't sexy once it wasn't forbidden I would've died for your sins Instead, I just died inside And you deserve prison, but you won't get time You'll slide into inboxes and slip through the bars You crashed my party and your rental car You said normal girls were boring But you were gone by the morning You kicked out the stage lights But you're still performing
The Alchemy ⭐⭐⭐⭐⭐
Taylor Swift apressou-se para escrever "The Alchemy", porque é a primeira do álbum que é relacionada com o seu atual relacionamento. Depois de TSMWEL esta canção tem um sentido mais profundo. Muito boa escolha, a produção de Jack Antonoff é muito boa, a música tem uma dimensão universal de um rock/pop progressivo e a letra é feliz e esperançosa. Vamos ver...
This happens once every few lifetimes
These chemicals hit me like white wine
What if I told you I'm back?
The hospital was a drag
Worst sleep that I ever had
I circled you on a map
I haven't come around in so long
But I'm coming back so strong
Clara Bow ⭐⭐⭐⭐
Gosto muito de "Clara Bow", no tempo do cinema, da televisão, dos media e das redes sociais todos temos os nossos ícones. Ícones estes que para quem está a tentar vingar nesses meios é importante parecer antes de merecer ter o seu "nome" e ser a próxima estrela. Gostei das escolhas que ela menciona: Clara Bow; Stevie Nicks e ela própria. Não há ninguém de melhor do que ela, nesta altura, e algumas pessoas são comparadas com ela. Quem vai ser a próxima ícone mundial?
"You look like Taylor Swift
In this light
We're loving it.
You've got edge she never did
The future's bright
... Dazzling."
Stevie Nicks escreveu um poema para o álbum. Vou partilhar aqui.
O álbum que compramos acaba com "The Manuscript", mas, vou respeitar "The Anthology" e deixar esta faixa para o fim.
The Black Dog ⭐⭐⭐
Gosto de "Black Dog", mais uma vez a letra é a parte mais interessante da música. A letra dá a entender que pode existir uma grande solidão, mesmo, quando se vive com uma pessoa. Será que ela tem saudades dela quando não está com ela? A letra evidência que a pessoa com quem ela tinha essa relação não estava tão envolvida.
I move through the world with the heartbroken
My longings stay unspoken
And I may never open up the way I did for you
And all of those best laid plans
You said I needed a brave man
Then proceeded to play him
Until I believed it too
And it kills me
I just don't understand
imgonnagetyouback ⭐⭐⭐⭐
"imgonnagetyouback" tem uma música muito envolvente, adoro esta canção. É interessante porque ela quebra um pouco a mística que se encontra no "The Anthology". Penso que é um depoimento para a pessoa que ela refere e que fez parte do seu passado. Nesta altura, apesar de não estar na sua vida, ela pretende reconquistar. Jack Antonoff é o produtor e é muito, muito bom.
… I can feel it comin', hummin' in the way you move
Push the reset button, we're becoming something new
Say you got somebody, I'll say, "I got someone too"
Even if it's handcuffed, I'm leaving here with you
…Bygones will be bygone eras fadin' into gray (fadin' into gray)
We broke all the pieces but still want to play the game (oh)
Told my friends, "I hate you but I love you just the same"
Pick your poison, babe
I'm poison either way
The Albatross ⭐⭐⭐⭐⭐
"The Albatross" tem toda um simbolismo porque ela compara-se à uma bela, transcendente e imponente ave, mas, também, perigosa e assustadora. A produção é mais uma vez maravilhosa, os violinos fazem lembrar o voo de uma ave - lindíssimo! A mensagem é o que Taylor faz de melhor, coloca-se na pele da mulher que é demasiada poderosa, independente e o seu historial em relação às suas relações fazem dela alguém de pouca confiança e ela é julgada por causa disso. Ela está aqui para prevenir os/as suas conquistas dos perigos que ela pode causar.
So I crossed my thoughtless heart
Spread my wings like a parachute
I'm the albatross
I swept in at the rescue
The devil that you know
Looks now more like an angel
I'm the life you chose
And all this terrible danger
So cross your thoughtless heart
She's the albatross
She is here to destroy you
Chloe or Sam or Sophia or Marcus ⭐⭐⭐⭐⭐
E lá vamos nós a mais a uma canção extraordinária!!! A letra é linda, linda, linda e extremamente emotiva. "loml", "How Did It End", "Peter" e esta letra... Ela faz referência à uma pessoa muito importante para ela... Um piscar de olho às pessoas das nossas vidas.
So if I sell my apartment
And you have some kids with an internet starlet
Will that make your memory fade from this scarlet maroon
like it never happened
Could it be enough to just float in your orbit
Can we watch our phantoms like watching wild horses
Cooler in theory but not if you force it
To be, it just didn't happen
So if you want to break my cold, cold heart
Say you loved me
And if you want to tear my world apart
Say you'll always wonder
How Did It End ⭐⭐⭐⭐⭐
"How Did It End" é mais uma "Masterpiece" de "The Anthology". Taylor Swift interpreta-a de forma perfeita, a voz celestial no início e depois na canção acrescenta momentos intemporais e a produção é mais uma vez no ponto. A letra toca-me lá no fundo, ela evoca as reações das pessoas em relação às separações. Ela pergunta "How Did It End" sem ela própria saber a resposta, mas, foca o interesse acerbado dos média e das pessoas que estão fora dos relacionamentos.
Say it once again with feeling
How the death rattle breathing
Silenced as the soul was leaving
The deflation of our dreaming
Leaving me bereft and reeling
My beloved ghost and me
Sitting in a tree
D-Y-I-N-G
It's happenin' again
How did it end?
I can't pretend like I understand
How did it end?
So High School ⭐⭐⭐⭐⭐
"So High School" é uma canção jovial sobre o seu atual relacionamento. Ela releva que esta relação fá-la sentir-se como se estivesse na secundário. Gosto de tudo nessa canção, a produção está "on top!''
I feel so high school every time I look at you
I wanna find you in a crowd just to hide from you
And in a blink of a crinkling eye
I'm sinking, our fingers entwined
Cheeks pink in the twinkling lights
Tell me 'bout the first time you saw me
I'll drink what you think, and I'm high
From smoking your jokes all damn night
The brink of a wrinkle in time
Bittersweet sixteen suddenly
I Hate It Here ⭐⭐⭐⭐⭐
"I Hate It Here" é mais uma vez uma canção genial. É óbvio que ela disserta sobre a sua relação que acabou por quebrar. Aparentemente, ela ficou e aproveitou o que lhe acontecia para escrever canções, inventar mundos, fugir da realidade porque era penoso para ela. Mais uma vez Aaron Dessner, que produz, fez milagres.
I hate it here so I will go to
secret gardens in my mind
People need a key to get to
The only one is mine
I read about it in a book when I was a precocious child
No mid-sized city hopes and small town fears
I'm there most of the year
Cause I hate it here
I hate it here
ThanK you aIMee ⭐⭐⭐
Pelos vistos thanK you aIMee é sobre o trágico episódio do vídeo editado pela Kim Kardashian. Ainda penso que ela poderia pedir desculpa, foi muito feio. Nesta canção ela acaba por dizer que agradece porque foi o que lhe permitiu criar todo o conceito por detrás da sua ressurreição - do seu renascimento - com um dos seus melhores álbuns: Reputation! À espera da "Taylor's Version". "We ask for more", sorry, but we LOVE Reputation! É importante perceber que todo o cancelamento, no tempo das redes sociais, no Twitter ou no Instagram, fez com ela sentisse que tinha de "desaparecer". Foi muito penoso para ela e para todas as pessoas que partilham a sua vida. Vejam o documentário "Miss Americana" na Netflix.
I wrote a thousand songs that you find uncool
I built a legacy that you can't undo
But when I count the scars, there's a moment of truth
That there wouldn't be this if there hadn't been you
I Look In People Windows ⭐⭐⭐⭐⭐
"I Look In People Windows" é muita bonita, mas uma vez a música é fenomenal. A narrativa é muito simples, ela procura essa pessoa em qualquer lugar afim de cruzar o seu olhar mais uma vez. É um sentimento que podemos todos partilhar nalgum momento das nossas vidas. A sua vida precisa de algo que ela já não tem e é por isso que ela olha para a vida dos outros ou o seu passado. Taylor mais uma vez faz justiça à letra.
You had stopped and tilted your head
I still ponder what it meant now, now
Now, now, now, now
I tried searching faces on streets
What are the chances you'd be downtown
Downtown, downtown
Does it feel alright to not know me?
I'm addicted to the 'if only'
So I look in people's windows
Like I'm some deranged weirdo
I attend Christmas parties from outside
I look in people's windows
In case you're at their table
What if your eyes looked up and met mine
One more time
The Prophecy ⭐⭐⭐⭐⭐
"The Prophecy" é mais que uma canção, é uma reza para melhorar a sua vida. Ela pede para mudar a profecia porque apesar de ser muito bem sucedida na vida, ela sente que não tem sorte no amor. "Sorry but" Taylor para nós são uma fonte de inspiração para canções e álbuns fabulosos, mas, percebo a vontade de querer um final feliz e verdade seja dita, merece! A letra é tão vulnerável e a produção fantástica.
And I sound like an infant
Feeling like the very last drops of an ink pen
A greater woman stays cool
But I howl like a wolf at the moon
And I look unstable
Gathered with a coven round a sorceress' table
A greater woman has faith
But even statues crumble if they're made to wait
I'm so afraid I sealed my fate
No sign of soulmates
I'm just a paperweight
In shades of greige
Spending my last coin so someone will tell me
It'll be ok
Please
I've been on my knees
Change the prophecy
Don't want money
Just someone who wants my company
Let it once be me
Who do I have to speak to
About if they can redo
The prophecy?
Cassandra ⭐⭐⭐⭐⭐
"Cassandra" é ela, a bruxa que foi queimada antes de se saber a verdade. Mais uma vez é uma canção alusiva ao álbum "Reputation", sobretudo à canção "I Did Something Bad". Já que agora sabe-se a verdade sobre a edição do vídeo (ela, na altura, escreveu um tweet a desmentir a sua aprovação) em relação à letra da música de Kanye West. Nesta canção ela pode, finalmente, gritar que é ela que tinha razão e que nunca deu o seu aval como estava no vídeo. Good girl! Adoro tudo nesta canção!
Blood's thick but nothing like a payroll
Bet they never spared a prayer for my soul
You can mark my words that I said it first
In a morning warning, no one heard
No one heard
Not a single word was heard
When the first stone's thrown, there's screaming
In the streets, there's a raging riot
When it's "Burn the bitch, " they're shrieking
When the truth comes out, it's quiet
It's so quiet
Peter ⭐⭐⭐⭐⭐
"Peter" é uma das mais bonitas canções deste álbum. A letra é sobre Peter Pan que, apesar de Wendy esperar por ele, ele não honrou a sua palavra e não apareceu. Ela cresce e sente que ele já não é a pessoa para ela - ela apagou a luz! Sobre quem é a canção é irrelevante para mim. A canção é muito bem produzida e a letra é linda. Taylor Swift supera-se nesta interpretação - se alguém dúvida dela como cantora, podem parar por aqui!
And I won't confess that I waited
But I let the lamp burn
As the men masqueraded
I hoped you'd return
With your feet on the ground
Tell me all that you'd learned
Cause love's never lost when perspective is earned
And you said you'd come and get me but you were 25
And the shelf life of those fantasies has expired
Lost to the lost boys chapter of your life
Forgive me Peter, please know that I tried
To hold onto the days when you were mine
But the woman who sits by the window has turned out the light
The Bolter ⭐⭐⭐⭐⭐
"The Bolter" é outra música muito boa, faz alusão a alguém que foge das suas relações. E uma canção que me faz lembrar "Getaway Car" de Reputation . Ela é "The Bolter", como quem diz a fugitiva, porque é ela a "serial-dater" de 1989 e ela usa os seus namorados. Uma outra forma de abordar este tema. Tão bom!
Started with a kiss
"Oh, we must stop meeting like this"
But it always ends up with a Town Car speeding
Out the drive one evening
Ended with the slam of a door
Then he'll call her a whore
Wish he wouldn't be sore
But as she was leaving
It felt like breathing
All her fuckin' lives
Flashed before her eyes
It feels like the time
She fell through the ice
Then came out alive
Robin ⭐⭐⭐
Robin é uma canção sobre a inocência da infância. Parece uma canção de embalar. Diz-se que é para o filho do Aaron Dessner. Lindo!
You got the dragonflies above your bed
You have a favorite spot on the swing set
You have no room in your dreams for regrets
You have no idea
The time will arrive for the cruel and the mean
You'll learn to bounce back just like your trampoline
But now we'll curtail your curiosity
In sweetness
Way to go, Tiger
Higher and higher
Wilder and lighter
For you
The Manuscript ⭐⭐⭐⭐⭐
"The Manuscript" é uma canção que acaba bem qualquer um dos álbuns, que seja o vinil ou o digital. Gosto da produção de Aaron Dessner, da letra e da interpretação de Taylor Swift. A referência a alguém de mais velho é notória e o sofrimento que esta relação teve, também, no entanto, é possível que o manuscrito seja essa ou outras história transformada em canções. Ela relé os seus esboços, o seu manuscrito que, quando é colocado para a apreciação de todos através dos seus álbuns, passa a ser de todos nós e ela não tem mais controlo sobre eles. A letra é muito vulnerável e ela canta mais uma vez com muito coração. Uma perfeição!
And the years passed
Like scenes of a show
The Professor said to write what you know
Lookin' backwards
Might be the only way to move forward
Then the actors
Were hitting their marks
And the slow dance
Was alight with the sparks
And the tears fell
In synchronicity with the score
And at last
She knew what the agony had been for
The only thing that's left is the manuscript
One last souvenir from my trip to your shores
Now and then I reread the manuscript
But the story isn't mine anymore
E chegamos ao fim destas 31 canções espero que gostaram da minha visão. Foram semanas a ouvir, semanas a escrever... Eu trabalho, por isso, não consigo fazer mais rápido.
Este duplo álbum é feito com duas dimensões diferentes com dois produtores fabulosos e Taylor Swift. Queria realçar que nas canções é ela que faz os seus "backing vocals" e que, além das performances vocais, torna tudo mais coeso e homogéneo. Se calhar pode ser a definição dos tais "narcóticos"...
A alusão a "Reputation" é notória e é por isso que gosto ainda mais. No seu "The Eras Tour" ela nomeia o excerto de TTPD como "Female Rage The Musical!", um pouco à imagem de "Mad Woman", e a denominação é bem escolhida. Há alguma parecença com Folklore e Evermore, que são dois álbuns que adoro, na composição de "The Anthology" onde se encontra as minhas canções preferidas.
Taylor Swift é uma pessoa muito generosa e trabalhadora, não deve haver ninguém com a sua ética profissional e dedicação. Viver no tempo dela é uma grande sorte que temos!
Estou faminta para ir ver "The Eras Tour" em Lisboa, mas, não consegui bilhetes para mim e a minha mais que tudo, ainda, quem tiver a mais digam que compro na hora!
AMEIIIIIIIII❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️, escrita incrível esta mulher tem talento 🪩🩶🤭❤️
ResponderEliminar