Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Número total de visualizações de páginas

domingo, 12 de fevereiro de 2023

The First Time Ever I Saw Your Face - Ewan Mc Coll & Peggy Seeger e outras versões - Roberta Flack - George Michael - Música

Eu estou sem carro, eu sei, não é algo que interessa, mas, interessa no que diz respeito à esta mensagem. Redescobri o prazer de andar de transportes públicos, algo que me faz recuar no tempo, muito lá para trás, quase, quase, perto dos meus 20 anos. Opa! se eu soubesse…

Dito isto, algumas vezes aproveito para ouvir Spotify com os meus auriculares. Hoje, foi o caso, e como não estava ligada à Internet fui calhar às músicas que tinha transferidas ou gostadas. Neste caso, de George Michael, o álbum que estava descarregado era  - "Songs from the Last Century". Apesar de querer ouvir outras canções, aceitei a proposta - quem é que não quer ouvir "Brother Can you Spare a Dime"?  Comecei a ouvir e no meio da multidão, da confusão e do barulho que se encontra no metro este álbum ressonava na azafama do dia a dia, As músicas contrastavam com a euforia ambiente. Já fora do metro, quando estava a caminhar para casa, ouvi uma balada que me fez parar o coração. O tempo, a dor nas pernas, o cansaço tinham desparecido e algo de estranho aconteceu - todo o meu ser parou para ouvir. Sentia uma sensação de prazer que subia da minha espina até a minha cabeça. Foi uma rendição total à música - "The First Time Ever I Saw Your Face". E depois a rua embrenhou-se na música seguinte. Vale a pena ouvir o álbum todo!


Cheguei a casa e procurei saber de quem era originalmente esta canção. Ora, quem a escreveu foi Ewan Mc Coll para a sua amada Peggy Seeger. Foram os primeiros a interpretá-la, mas, há muitas interpretações e todas elas são maravilhosas. A letra é de uma simplicidade e de uma beleza incrível.

The first time ever I saw your face
I thought the sun rose in your eyes
And the moon and the stars were the gifts you gave
To the dark and the endless skies, my love
To the dark and the endless skies
And the first time ever I kissed your mouth
I felt the earth move in my hand
Like the trembling heart of a captive bird
That was there at my command, my love
That was there at my command, my love
And the first time ever I lay with you
I felt your heart so close to mine
And I knew our joy would fill the earth
And last 'til the end of time, my love
And it would last 'til the end of time
The first time ever I saw your face
Your face, your face, your face


Começo a minha procura com a própria Peggy Seeger, uma versão folk e mesmo assim, muito bonita.


Em 1962 uma outra versão muito bonita de Peter, Paul & Mary.


Uma outra versão dos The Kingston Trio lançaram a música no álbum "Hit Frontier".


Ainda em 1962 os Brothers Four


Uma versão dos Joe and Eddie


Mais uma versão de The Chad Mitchell Trio


EM 1966 foi Gordon Lightfoot que fez uma versão


Até Elvis fez uma versão da canção.


Roberta Flack

Em 1969 Roberta Flack grava a música que é lançada em 1972. A música dura mais de 5 minutos e é escolhida por Clint Estwood para o seu primeiro filme "Play Misty for Me". Em 1972 ela faz pouco mais de 4 minutos por poder passar na radio. Sente-se uma emoção quando Roberta Flack canta, de forma divinal, cada palavra escrita por Ewan Mc Coll. O ritmo é jazz, soul. A canção torna-se uma herança musical universal que fala de um amor incondicional. Na versão de Roberta Flack, o sentido da canção ganha vida. Absolutamente incrível. Vou partilhar aqui a versão mais curta.




A música teve a ajuda do filme para alcançar o primeiro lugar nas tabelas de músicas em muitos países. No filme de Clint Eastwood



A partir de Roberta Flack, a música ganhou um reconhecimento mundial e as versões, depois dela, são a partir da sua canção.

As versões e interpretações 


Celine Dion



Leona Lewis


Jennifer Hudson


Aaron Neville and Linda Rondstat


Lauryn Hill


Miley Cyrus




Existem mais versões, muito bonitas.

Vou acabar com uma versão "Live" de Roberta Flack e outra de George Michael. A letra de Ewan Mc Coll é das mais bonitas jamais escritas. Desfrutem da versatilidade das vozes. Roberta Flack é muito difícil de superar. George Michael dá à música a mesma longevidade e a sua interpretação em concerto dá pele de galinha. 

Foi uma viagem que começou no metro e continuou durante o dia. Não me canso de ouvir esta canção, que por um acaso é a melhor para partilhar, dar a ouvir às pessoas que se amam, que seja num dia especial ou não. Ela é suficiente para tornar cada momento especial. 

Bravo!!!

Roberta Flack Live em 1972



George Michael "Live in London" em 2008



Sem comentários:

Enviar um comentário

O canto