Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Número total de visualizações de páginas

sábado, 23 de outubro de 2021

Mylène Farmer - Música

Mylène Farmer

Há já algum tempo que quero escrever sobre a Mylène Farmer. Ouço-a muito frequentemente em casa. É como se fosse o meu prazer proibido. Gosto muito da música portuguesa e da música anglo-saxónica, mas, a Mylène Farmer é requerente na minha seleção musical. O meu Spotify é a prova disso.

Seria, mesmo, importante começar por explicar a entrada da Mylène na minha vida e na vida de milhares de franceses e, também, partilhar a importância que ela teve e tem na minha pessoa.

Sempre gostei de irreverência ao meu redor. Fui sempre uma pessoa contra o sistema, se se pode chamar assim, por isso, quando ela chegou com a sua primeira música "Maman à Tort", senti uma certa aproximação no conteúdo e sem saber, uma identificação que na altura estava longe de encarar para mim. 

Maman à Tort

Estávamos em 1984 e as palavras "J’aime ce qu’on m’interdit" "Gosto do que me é proibido" soavam tão bem em mim, tal como, "J’aime l’infirmière Maman", "Amo a infermeira, mãe". Uma lufada de ar fresco e de liberdade enchia a minha pré-adolescência. Tudo na sua música, bem como nela, envolvia e representava o meu estado de espírito, descobria alguém que finalmente pensava como eu.

Plus Grandir

Seguiu-se "Plus Grandir", "Não crescer" e continuou esta representação, esta osmose de palavras e de sentido que ecoavam em mim. O outro grande obreiro da carreira de Mylène Farmer é Laurent Boutonnat com quem ela fundou uma gravadora, e apesar de se terem separados por uns tempos continua a trabalhar com ela. Na altura de "Plus Grandir " era ele que fazia os vídeos e são uma maravilha em todos os sentidos. Foi o primeiro vídeo a ser censurado, só mostravam um excerto do mesmo na televisão.



O primeiro álbum "Cendres de Lune" foi uma consequência das vendas que Mylène Farmer fazia com os seus primeiros "singles", (está guardado na minha sala com muito amor). Além disso, Laurent Boutonnat como referi em cima era muito audacioso e ambicioso. Os seus vídeos eram cada vez mais elaborados, de tal forma que "Libertine" (com restrição de idade, mas, pode ser visto no YouTube) é mais um filme do que um vídeo. É extraordinário! A letra associada a esta música seguiam as letras que eram e são de uma certa forma provocadoras "Je, je suis Libertine, je suis una "catin"" que se traduz como "Eu, eu, sou Libertine, eu sou uma "puta"", mas segue com um conteúdo mais vulnerável "Je, je, suis si fragile com me tiennes la main"- "Eu, eu sou tão frágil, segurem-me a mão" a liberdade das mulheres expressa como uma aquisição de poder, de luta, no entanto afirmando a necessidade de serem apoiadas.  O vídeo é muito bom, libertador, apesar do triste desfecho que é muito interessante.


Libertine

Outro vídeo grandioso é o de "Pourvu Qu´elles soient Douce" que é a continuação de "Libertine". Não há nada a acrescentar… 

Pourvu Qu´elle Soient Douce

"Tristana" continuava com a sua apologia de grandeza, e a música, a primeira canção com a letra de Mylène - depois não parou de escrevera as suas canções - é uma letra muito sombria, fria, fala de morte, algo que é recorrente nas suas músicas. Ela impõe gradualmente a sua assinatura e continua com a provocação que a fez conhecer. O vídeo, mais uma vez, é espantoso. Uma revisitação da branca de neve com imagens da revolução russa de 1917. 

Tristana

E  depois, abalou todos com "Sans Contrefaçon". Abalou-me a mim. Ali estava uma música que me diziam muito, com a irreverencia em destaque, uma maravilha para as minhas orelhas, eu que, sempre fui uma maria-rapaz. Ela própria disse que quando ela era mais nova não se definia totalmente como uma rapariga, preferindo as brincadeiras dos rapazes ou estar com rapazes. Era um regalo, Mylène tocava no coração de milhões de pessoas que como ela, não se conseguiam definir no seu género. A liberdade e a individualidade são íntimas e intransponível. E se, muito se identificam no limbo dos opostos deve ser respeitado e em nenhum caso ser debate por qualquer razão que seja. Ninguém pode ser atacado na sua mais intima pessoa. Ela ganhou com esta música um reconhecimento da comunidade gay.

Sans Contrefaçon

Com "Ainsi Soit Je", entramos num sonho. Uma mística belíssima sobre a nossa existência, uma alegoria sobre a solidão com uma referencia subtil à religião. A música é bela, maravilhosa, coloca-nos  numa posição de fragilidade. Mais uma vez ela falava para mim, mexia comigo, mas, desta vez, diretamente para o meu coração. A poesia de Myléne Farmer planeava sobre a minha cabeça. O vídeo é de uma simplicidade e de uma beleza extrema. Um dos melhores que vi até hoje.

Ainsi Soit Je

"Desenchantée" é uma das minhas canções preferidas de sempre. A letra diz muito sobre a consciência que vamos adquirindo com o tempo. Do valor que ganhamos ao perceber a vida com todas os seus contrastes. Mais uma vez encontrava em mim um lugar privilegiado na rebeldia que ecoava no meu intimo. Hoje, penso que a Mylène escreveu uma obra-prima que perdura e perdurara porque os governos continuam a gerir ao invés de investir nas pessoas. A geração que ela fala é o reflexo de todas as gerações que nascem no outro lugar - a geração da igualdade, da equidade, da liberdade. A desilusão  continua hoje com as mesmas lutas e, mesmo se está melhor, ainda é preciso fazer muito. Ela sonha com um mundo melhor! Deixo aqui a letra, é fácil traduzir. 


Desenchantée


"Nager dans les eaux troubles
Des lendemains
Attendre ici la fin
Flotter dans l'air trop lourd
Du presque rien
A qui tendre la main

Si je dois tomber de haut
Que ma chute soit lente
Je n'ai trouvé de repos
Que dans l'indifférence
Pourtant, je voudrais retrouver l'innocence
Mais rien n'a de sens, et rien ne va

Tout est chaos
A côté
Tous mes idéaux : des mots
Abimés...
Je cherche une âme, qui
Pourra m'aider
Je suis
D'une géneration désenchantée
Désenchantée

Qui pourrait m'empêcher
De tout entendre
Quand la raison s'effondre
A quel sein se vouer
Qui peut prétendre
Nous bercer dans son ventre

Si la mort est un mystère
La vie n'a rien de tendre
Si le ciel a un enfer
Le ciel peut bien m'attendre
Dis moi,
Dans ces vents contraires comment s'y prendre
Plus rien n'a de sens, plus rien ne va."

Eu comprei o CD que se chama "L´autre" e ainda tenho o CD, com momentos de pura maravilha. Outra passagem maravilhosa e de uma beleza de ter pele da galinha é o seu duo com Jean Louis Murat "Regrets" que cantei e cantei na minha casa, na casa de banho, na rua … em toda lado. 

Regrets

Ainda sinto a mesma adoração. 

É evidente que com toda a sua audácia entrou em algumas polémicas, de tal forma que foram censurados mais dois dos seus vídeos: "Beyond my control" (1992) e "Je te rends ton amour" (1999) 

Beyong My Control

Apesar da censura das televisões ela deu todo o dinheiro das vendas da música para a causa da SIDA que a abalou muito.

Je te Rends ton Amour


Os seus concertos são megalómanos, grandiosos em todos os aspetos. Não fui a nenhum, mas, mesmo no Youtube dá para ver a magia que ela coloca, magia e o dinheiro que gasta. Ligou-se a um enorme produtor e o retorno vem sobretudo dos vídeos e dos discos que vende. Ela foi uma das musas de Jean Paul Gaultier que passou a fazer o vestuário dos seus concertos.  Vou deixar aqui, alguns exemplos para encher os olhos - abismam-se!  Madonna deve ser a única com a mesma grandeza nos concertos.

Timeless - intro - À force de… (2013)

De uma grande beleza…

Avant que L´ombre - Bercy (2006)

Myléne farmer saiu um pouco da minha vida pelas circunstancias da minha volta para Portugal. Fiquei sem saber bem o que ela fazia a partir d´ai. Todo os meus esforços estavam no meu trabalho e na minha tentativa de criar uma vida - estávamos em 1994.

Mesmo assim, algumas músicas ecoavam no espaço tempo que me separava da minha infância. Músicas que fui descobrindo por acaso. Vão ficar aqui relatadas da forma mais aleatória. Sigo-a no Spotify, vejo no You Tube e estou sempre a par do que ela faz. O seus próximos concertos vão ser em 2023 e desta vez vou tentar lá estar!


Allan

Je T´aimes Melancolie

Sans Logique

L´amour XXL

"Rêver" é uma canção inspirada de grandes escritores por quem Mylène adora. É de uma beleza incrível!

Rêver 

"D'avoir mis son âme dans tes mains
Tu l'as froissé comme un chagrin
Et d'avoir condamné vos différences
Nous ne marcherons plus ensemble

Sa vie ne bat plus que d'une aile
Dansent les flammes, les bras se lèvent
Là où il va il fait un froid mortel
Si l'homme ne change de ciel pourtant, j'ai rêvé

J'ai rêvé qu'on pouvait s'aimer
Au souffle du vent
S'élevait l'âme, l'humanité
Son manteau de sang
J'irai cracher sur vos tombeaux
N'est pas le vrai, n'est pas le beau
J'ai rêvé qu'on pouvait s'aimer

à quoi bon abattre des murs
Pour y dresser des sépultures
à force d'ignorer la tolérance
Nous ne marcherons plus ensemble

Les anges sont las de nous veiller
Nous laissent comme un monde avorté
Suspendu pour l'éternité
Le monde comme une pendule
Qui s'est arrêtée

J'ai rêvé qu'on pouvait s'aimer
Au souffle du vent
S'élevait l'âme, l'humanité
Son manteau de sang
J'irai cracher sur vos tombeaux
N'est pas le vrai, n'est pas le beau
J'ai rêvé qu'on pouvait s'aimer...


J'ai rêvé qu'on pouvait s'aimer
Au souffle du vent
S'élevait l'âme, l'humanité
Son manteau de sang
J'irai cracher sur vos tombeaux
N'est pas le vrai, n'est pas le beau
J'ai rêvé qu'on pouvait s'aimer

J'ai rêvé qu'on pouvait s'aimer
Au souffle du vent
S'élevait l'âme, l'humanité
Son manteau de sang
J'irai cracher sur vos tombeaux
N'est pas le vrai, n'est pas le beau
J'ai rêvé qu'on pouvait s'aimer

J'ai rêvé qu'on pouvait s'aimer
J'avais rêvé du mot aimer"

California


Innamoramento


Fuck them all


Peut-être Toi


Diabolique Mon Ange

"Point de Suture" é uma canção sobre uma separação. Como é possível alguém escrever uma letra tão linda? Percebe-se o seu sofrimento. Fica a letra

Point de Suture

Les jours de peine
Fredonnent un
Je ne sais quoi
La ritournelle
Des indécis, des quoi ?
Par habitude
J'ai pris ce chemin
D'incertitude
Où mes va sont des viens

Jours de sagesse
La voie unie et droite
Mais l'homme doute
Et court
De multiples détours
Vague mon âme
Va, prends ton chemin
L'attente est sourde
Mais la vie me retient

Prends-moi dans tes draps
Donne-moi la main,
Ne viens plus ce soir
Dis, je m'égare

Dis-moi d'où je viens
Ne dis rien, je pars
Rejoue-moi ta mort
Je m'évapore

Des mots sur nos rêves
Déposer mes doutes
Et sur les blessures
Point de sutures

Vole mon amour
Refais-moi l'amor
Confusion des pages
Je fais naufrage

Les nuits sont chaudes
Mon sang chavire et tangue
Bâteau fantôme
Qui brûle
Je suis tempète et vent
Ombre et lumière
Se jouent de l'amour
Mes vagues reviennent
Mes flots sont si lourds

Prends-moi dans tes draps
Donne-moi la main,
Ne viens plus ce soir
Dis, je m'égare

Dis-moi d'où je viens
Ne dis rien, je pars
Rejoue-moi ta mort
Je m'évapore

Des mots sur nos rêves
Déposer mes doutes
Et sur les blessures
Point de sutures

Vole mon amour
Refais-moi l'amor
Confusion des pages
Je suis/fais naufrage

C´est dans l´air


Elle a dit


À l´ombre


City Of Love


Interstellaires


N´oublie pas


Sentimentale


L´âme dans l´eau

Fica aqui o meu amor à Mylène Farmer. Merci! 

C´est une belle journée

Fiz uma tradução de uma belíssima cancão de Mylène no meu Blog, podem ir ver : "Je te dis tout"

Playlist da Mensagem

O canto